PIBIC na PUCPR sobre Eficiência Energética

Em 2006, quando fazia disciplinas isoladas na PUCPR no curso de Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações, tive a oportunidade de fazer o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) sobre o tema:

Eficiência Energética: Supervisão da Rede Elétrica de Baixa Tensão

Transcrevo o resumo apresentado no XIV Seminário de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pesquisa da PUCPR.

Link para publicação original

Link da página principal do evento

Introdução

As empresas que se enquadram como grandes consumidores de energia elétrica contratam, das distribuidoras, energia elétrica no padrão de Alta Tensão. Na maioria dos casos, o sistema elétrico destas empresas possui somente uma entrada de energia, denominada de Ponto de Entrega de Energia da Concessionária.

Neste ponto é realizada a medição do consumo e demanda de energia elétrica, gerando uma fatura mensal. Adicionalmente, o consumidor transforma a energia fornecida pela concessionária para o padrão de Baixa Tensão que é derivada entre os vários setores da empresa.

Objetivo

O objetivo deste projeto foi elaborar um sistema de captura e monitoramento da energia elétrica, em pontos estratégicos de uma empresa, tendo uma central para o controle e monitoramento do sistema, capaz de tomar decisões e atuar sobre os pontos de consumo da energia elétrica nos diferentes setores da empresa.

Método

Foi desenvolvido um software para a central de controle utilizando a IDE Delphi 7®, que envia comandos e recebe as respostas de monitoramento através de uma interface serial RS-232.

Este software foi denominado de SisConE (Sistema de Controle de Energia). Também foi desenvolvida uma placa eletrônica micro controlada para fazer as medições das grandezas elétricas (tensão e corrente) e enviar os dados para o software de gerência.

Adicionalmente também foi testado um sistema de transmissão sem fio para a comunicação entre a placa de leitura e o software de controle.

Resultados

Com o sistema desenvolvido foi possível enviar e receber os dados dos pontos de leitura e realizar o gerenciamento com o software de controle. Identificamos que em alguns casos a medição dos valores da corrente elétrica ficou comprometida, devido à imprecisão dos transdutores utilizados no projeto. Também foi observado que os equipamentos de transmissão wireless (sem fio) podem sofrer interferência significativa, comprometendo a eficiência na transmissão dos dados.

Conclusão

Podemos concluir que o trabalho conseguiu executar o que foi proposto, e abrir mais possibilidades e conhecimento para o bolsista. Um aspecto a ser explorado em estudos futuros é a modificação do sistema de transmissão sem fio para atingir distâncias maiores entre os pontos de medição e a central de controle, bem como empregar um protocolo para controle de erros no canal de rádio.

O software SisConE pode ser utilizado como ferramenta de gerência de consumo de energia elétrica de baixa tensão nas empresas, permitindo a ativação ou desligamento automático das cargas em função das restrições de demanda configuradas no sistema de monitoramento.

Artigo adicionado em 15/08/2018 no site, porém a publicação original é de 24/10/2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *