Participação Intel IoT Roadshow (2015)

Durante os dias 6 e 7 de Novembro de 2015, participei da terceira edição do Intel IoT Roadshow em São Paulo, no Insper. O evento contou com a presença de 117 desenvolvedores, que com a ajuda de 15 mentores selecionados de dentro da comunidade, desenvolveram 44 projetos, 35 dos quais foram concluídos durante o evento.

A ideia do evento, é que em dois dias, os participantes desenvolvam alguma aplicação prática utilizando o Intel® IoT Developer Kit, que cada participante ganhou o seu no inicio do evento.

Cada kit contém a placa de desenvolvimento Intel Edison e o kit de sensores da Grove. Clique aqui para mais detalhes sobre o kit. Abaixo imagem do kit.

Maleta que veio o kit:

A formação de equipes para o desenvolvimento dos projetos era de livre escolha. Cada mesa, teoricamente era uma equipe. Aprendi muito com a minha equipe, pois nela tinha profissionais na área de eletrônica/desenvolvimento hardware embarcados, e o evangelista de IoT da Microsoft Lucas De Carli Humenhuk.

A minha equipe desenvolveu 2 projetos.

  • Up&Down – Sistema de monitoramento de estacionamentos, com integração com a plataforma de nuvem ThingsPeak.
    Vídeo do projeto
  • Sem Barulho – Sistema para monitoramento de ruido ambiente, com o intuito de demonstrar a utilização do kit de sensores da Grove para iniciantes na plataforma Intel Edison.
    Vídeo do projeto
    Projeto completo

O evento foi muito interessante, fez lembrar os tempos de faculdade, aonde existia dificuldades para serem vencidas para o desenvolvimento do projeto envolvendo hardware e software. Aprendi muito, embora ser somente 2 dias.

Este evento abriu novas ideias e novos horizontes.

Gerou até uma apresentação sobre os conceitos de IoT dentro da empresa Megasul. Clique aqui e veja a Apresentação sobre IoT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *